20 de setembro, 2010
Fórum de Cinema do Mercosul no Paraguai
‘Direitoshumanos e soberania’ será abordado na primeira jornada do 7º Fórum de Cinema doMercosul em Assunção do Paraguai.
Naimportante reunião que se inicia no sábado dia 18 no El Cabildo, estarãopresentes expositores profissionais do Brasil, Argentina, Chile e do Paraguai.
Cineastas,produtores, programadores, promotores e distribuidores cinematográficos doBrasil, Argentina, Chile e Paraguai se reuniram por dois fins de semana, nomarco do 7º Fórum de Cinema do Mercosul. A primeira jornada, que abordará otema de “Direitos humanos e soberania no cinema”, se realiza esse sábado dia 18,de 14:30 a 18 horas, no Centro Cultural El Cabildo de Assunção.
Oprograma, cujo acesso é livre e gratuito, prevê a presença do diretor defotografia Miguel Abal do filme argentino “La mosca en la ceniza” e de EnriqueAngeleri, produtor e montador do mesmo filme, que se projetará na presente mostracinematográfica.
DoBrasil foi incluído a Leonado Gavina, diretor e programador do FestivalIberoamericano CINESUL do Rio de Janeiro e a Claudia da Natividade, roteirista eprodutora do filme “Estômago, uma história gastronômica”, também exibido nofestival.
Paraguaitem marcada uma ampla participação, havendo sido convidados: María VictoriaFigueredo, diretora de Indústrias Culturais da Secretaria Nacional de Cultura;Juan Carlos Maneglia e Tana Schémbori, diretores e roteiristas de “7 cajas” eintegrantes da Associação Gente de Cine; Richard Careaga, cineasta e membro diretivoda CAMPRO, Miguel H. López, cineasta e membro diretivo da organização de Profissionaisdo Audiovisual Paraguaio (OPRAP).Hérib Godoy, realizador de Coronel Oviedo eganhador do Primeiro Concurso Nacional de Curtas com “El chasqui”.
Tambémrepresentam a nosso país a realizadora caacupenha de “Via Crucis”, NancyGarcía, quem por dito filme obteve Menção Especial do Jurado e Menção de DireitosHumanos “La vida y nada más” no primeiro concurso de curtas mencionado, assimcomo Ray Armele e Hermes Medina Valiente, diretor de “Che pykasumi”.
Este 7ºFórum de Cinema do Mercosul realiza sua segunda e última jornada de debate nosábado dia 25 do mês atual, oportunidade na que se abordará o tema “Arte,Tecnologia e Comércio do Cinema” no mesmo local e horário da abertura.
Atividadesparalelas
Por outrolado, esta sexta-feira dia 17 se inicia um ciclo de “Conversas profissionais: Ainvenção do relato cinematográfico”, a ser realizado no marco do presentefestival no Centro Cultural Citibank, de Mariscal López 3497. Esse dia compartilharãosua experiência Miguel Abad e Enrique Angeleri (de “La mosca y la ceniza”,Argentina) e Claudia de Natividade (de “Estômago”, Brasil).
Asegunda e última sessão dessas conversas profissionais está marcada para sexta-feiradia 24 de setembro.




