Curtas do MERCOSUL e da América Latina
“Oberá en cortos” abriu a convocatória para trabalhos audiovisuais da região e da América Latina 2011
Já está aberta a convocatória do Festival Internacional de curtas-metragens “Oberá en cortos” que acontecerá na cidade de Oberá, Misiones, Argentina, em julho de 2011. A temática do Festival é a
Identidade e a Diversidade cultural. As bases e condições podem ser consultadas em www.oberaencortos.com.ar, onde também podem ser obtidas as fichas de inscrição.
A data limite para o recebimento de trabalhos é 15 de março de 2011.
Os prêmios
*Certame Latino-americano*
- Estatueta Cacique Oberá Melhor Curta-metragem do certame Internacional: o prêmio será outorgado ao diretor e ao produtor do melhor curta-metragem do certame internacional.
- Exibição do curta-metragem na vigésima quarta edição do Festival de Cinema Latino-americano de Trieste, Itália, no marco da mostra dos curtas-metragens vencedores de “Oberá en Cortos” 2011, 8ª edição.
- Convite ao realizador para acompanhar seu curta-metragem ao Festival de Cinema Latino-americano de Trieste com estada coberta em Trieste (transporte, hotel, alimentação e atividades paralelas), além do traslado de sua cidade de origem até Trieste.
*Certame Regional NEA Argentino*
- Estatueta Cacique Melhor Curta-metragem do certame internacional: O prêmio será outorgado ao diretor e a produtor do melhor Curta-metragem do certame internacional.
- Exibição do curta-metragem na vigésima quarta edição do Festival de Cinema Latino-americano de Trieste, Itália, no marco da mostra dos curtas-metragens vencedores de “Oberá en Cortos” 2011, 8ª edição. Este prêmio não inclui passagens nem estada para nenhum integrante da equipe de produção.
-Uma Câmara Canon T2i com um microfone sem fio e gravador de som.
-Menções CAMPUS AUDIOVISUAL GUAYRÁ, às áreas técnicas:
Serão outorgadas 5 menções: à melhor fotografia, à melhor direção, ao melhor tratamento sonoro, à melhor produção e ao melhor roteiro. Estas menções darão ao técnico premiado uma bolsa de capacitação para os cursos que serão realizados na cidade de Oberá – Misiones no terceiro quadrimestre de 2011. As datas dos cursos serão anunciadas no Festival.
Esses cursos serão uma experiência de capacitação e produção de um projeto audiovisual, o qual deverá ser estreado na próxima edição do “Oberá en Cortos” 2012.
*O Projeto*
“Oberá en Cortos” articula anualmente mostras de cinema, debates técnicos, fóruns, mesas de trabalho, oficinas de capacitação e certames competitivos que se realizam de dois em dois anos com o objetivo de fomentar a produção, criar laboratórios de coprodução e espaços de aperfeiçoamento profissional para os realizadores do nordeste argentino.
Seus prêmios brindam bolsas de formação técnica, fomentam a produção regional e outorgam janelas de exibição aos curtas-metragens vencedores.
O evento tem 6 dias de duração, sua sede principal é o “Cine Teatro Oberá”, mas ocupa também distintos centros culturais e educacionais como espaços paralelos de projeção, debates e eventos culturais. Também se realizam mostras Itinerantes e atividades de formação paralelas em distintas cidades da província.
Além de tudo isso, na edição anterior “Oberá en Cortos” foi incluído o espaço de encontro e comunicação “Entre Fronteras”, com o objetivo de vincular projetos e políticas audiovisuais no NEA-Litoral Argentino, no sul do Brasil e no Paraguai.




