26 de agosto, 2010

Argentina e Venezuela se unem pela cinematografia latino-americana

Na última sexta-feira, 16 de julho, na Residência da Embaixadada Argentina em Caracas foi firmado o Acordo entre o Instituto Nacional deCinema e Artes Audiovisuais da Argentina (INCAA) e o Centro Nacional Autônomode Cinematografia da Venezuela (CNAC), ato presidido pela Embaixadora argentinana Venezuela, Alicia Castro, Liliana Mazure e Alizar Dahdah, presidentas deambas as instituições. 


O plano busca promover e consolidar as ações paradesenvolver o setor cinematográfico em ambos os países. O acordo inclui umasérie de co-produções argentino-venezuelanas entre as que se destacam:“Choele”, dirigida por Juan Pablo Sasiaín Huertas, “La guardería”, com direçãode Virginia Croatto, “El peletero”, dirigida por Eduardo Raspo e “Malahierba”con dirección de Alejandro Saderman. Da mesma forma se realizará oprojeto argentino-uruguaio-venezuelano “Relocos” dirigido por Manuel Facal e“Mujerconejo”, co-produção argentino-espanhola-venezuelana. 

Se fomentará a produção e a teledifusão dequatorze documentários latino-americanos do programa DOCTV, que inclui aparticipação das televisoras públicas de ambos países. 

O convênio assegura a participação venezuelana nomercado latino-americano de cinema criado na Argentina, denominado Ventana Sure define a exibição de mostras de cinema nos países. 

Na abertura do ato, a Embaixadora Alicia Castroexpressou sua satisfação neste logro e destacou o significado deste avance no terrenoda cooperação cinematográfica e audiovisual e a integração cultural de ambas nações,que se produz no ano do Bicentenário.“Nossos libertadores -disse- discutiam ascondições para ser independentes; e estabeleceram a necessidade de ter independênciapolítica,soberania econômica, e, precisamente, uma cultura própria. Aprofundandoesses ideais, estamos trabalhando para aproximar nossas culturas”. 

Liliana Mazure, Presidenta do INCAA, destacou que hojea independência dos nossos países tem que haver com a identidade dos conteúdosque refletem nossas telas. “Hoje devemos lograr -expressou- que a multiplicidadede telas e novas tecnologias exibam conteúdos próprios que nos devolvam nossaspróprias imagens, nossos sonhos e fantasias. Este importante Acordo fortaleceráa produção de conteúdos entre Argentina e Venezuela que esperamos ver invadir astelas latino-americanas e do mundo inteiro”.

 

Compartir en Facebook