Reunião de Programação
Reunião de Pontos Focais sobre a programação da Rede de Salas Digitais do MERCOSUL
29/07/2015 al 30/07/2015
O Programa Mercosul Audiovisual completou seu período de execução operacional em 21/08/15. As autoridades concordaram em destacar o trabalho profissional da Entidade de Gestão em toda a Convenção e agradeceram a toda a equipe pelos resultados alcançados em favor da RECAM.
Observou-se que, apesar das diferentes conjunturas durante a vigência da Convenção, foi capaz de dar continuidade e alcançar os objetivos, gerando capacidades em todos os integrantes, tendo colaborado para a consolidação do espaço regional da RECAM.
O Programa colaborou para a consolidação do espaço regional, a RECAM, para o desafio de realizar a execução no território, a busca por consenso e as articulações entre os diferentes Organismos Parte. A coesão gerada pelos compromissos assumidos, o cumprimento do prazo e os requisitos da Convenção, causaram a diluição de eventuais diferenças por um objetivo superior de integração.
Adicionalmente, a aprendizagem alcançada na execução do programa (elaboração de contratos, auditorias, acompanhamento de normativas internacionais) permitiu o crescimento da RECAM como referência entre os subgrupos do MERCOSUL, pela execução de um programa internacional.
As ferramentas de gestão e de administração criadas consolidaram a Secretaria Técnica da RECAM e já estão sendo utilizadas, entre elas está o Manual para a concessão de Bolsas de estudo, o logo para a Rede de Salas Digitais com seu respectivo manual de imagem, o banco de dados com os contatos dos participantes, o registro de jornalistas e autoridades com quem as comunicações foram mantidas durante toda a execução, entre outras ferramentas.
Com referência às contribuições feitas por cada um dos eixos:
O eixo 1 deixou as bases para seguir o caminho rumo à harmonização legislativa, destacando as suas principais dificuldades e pontos favoráveis. Além disso, dentro da Atividade 1.3, foi criado um espaço com informações para os produtores no site da RECAM (http://www.recam.org/guia/), capitalizando os progressos alcançados.
O eixo 3 consistiu na criação da Rede de Salas Digitais do MERCOSUL (RSD). O principal objetivo da RSD é a difusão cultural, permitindo a exibição de peças audiovisuais, principalmente dos Estados Parte, permitindo aumentar a circulação e dar maior acesso aos conteúdos audiovisuais próprios e contribuindo para aprofundar a integração regional. Além disso, contribuiu para a redução das assimetrias entre os países do bloco, por meio da digitalização das salas que fazem parte da Rede de Salas Digitais. Foram 5 salas do Paraguai e 5 salas do Uruguai as que receberam projetores, melhorando a qualidade de projeção das salas digitalizadas. Finalmente, o GMC do MERCOSUL aprovou a resolução 47/15 http://recam.org/_files/documents/res_047_2015_es_redsalasdigitalescinem.pdf, através da qual é aprovada a Rede de Salas Digitais Cinematográficas do MERCOSUL, como circuito de difusão cultural de obras da região. Através desta normativa, que contribui para a sustentabilidade e institucionalidade da Rede, ganha-se um caráter cultural não comercial e passa a ser possível realizar, pelo menos, uma projeção semanal de obras cinematográficas do MERCOSUL.
No Eixo 4, foram restaurados e digitalizados x minutos e elaborada a I Coleção Patrimonial Integrando Olhares, com materiais de relevância para a região. A nível normativo, alcançou-se a recomendação do Conselho do Mercado Comum do MERCOSUL, para a adoção de 27 de outubro como o “Dia do Patrimônio Audiovisual do MERCOSUL”, coincidindo com a data proposta pela UNESCO aos Estados Parte, tendo sido realizadas atividades para comemorar esta data em 2014 e 2015.
Nas atividades desenvolvidas no âmbito do Eixo 5 (4 workshops para as PMEs audiovisuais e 24 workshops de formação técnica e artística no Paraguai com temas priorizados por cada país, tais como Distribuição, Documentários, Coprodução, etc), os participantes destacaram a importância da participação das pessoas dos 4 Estados Parte, pelo enriquecimento alcançado no intercâmbio das experiências. Além disso, foram gerados projetos de coprodução entre os participantes e um dos curtas-metragens realizados nos workpshops no Paraguai foi premiado em inúmeros festivais internacionais.
Por fim, duas contribuições, que resultam de todas as atividades desenvolvidas, foram a redução das assimetrias e a visibilidade positiva no setor para a RECAM, graças à obtenção de resultados concretos e na visão do setor. Este é o resultado da criação da Rede de Salas Digitais, bem como nos workshops de capacitação, de exposição de resultados e na digitalização e restauração de peças audiovisuais.
Resumo das atividades e conquistas do Programa MERCOSUL Audiovisual
Fonte: Entidade de Gestão PMA.
Contato: set@recam.org
O Programa Mercosul Audiovisual completou seu período de execução operacional em 2015
Destaques
Reunião de Pontos Focais sobre a programação da Rede de Salas Digitais do MERCOSUL
29/07/2015 al 30/07/2015