Conclusão Programa MERCOSUL Audiovisual

O Programa Mercosul Audiovisual completou seu período de execução operacional em 21/08/15. As autoridades concordaram em destacar o trabalho profissional da Entidade de Gestão em toda a Convenção e agradeceram a toda a equipe pelos resultados alcançados em favor da RECAM. 

Observou-se que, apesar das diferentes conjunturas durante a vigência da Convenção, foi capaz de dar continuidade e alcançar os objetivos, gerando capacidades em todos os integrantes, tendo colaborado para a consolidação do espaço regional da RECAM.

O Programa colaborou para a consolidação do espaço regional, a RECAM, para o desafio de realizar a execução no território, a busca por consenso e as articulações entre os diferentes Organismos Parte. A coesão gerada pelos compromissos assumidos, o cumprimento do prazo e os requisitos da Convenção, causaram a diluição de eventuais diferenças por um objetivo superior de integração.

Adicionalmente, a aprendizagem alcançada na execução do programa (elaboração de contratos, auditorias, acompanhamento de normativas internacionais) permitiu o crescimento da RECAM como referência entre os subgrupos do MERCOSUL, pela execução de um programa internacional.

As ferramentas de gestão e de administração criadas consolidaram a Secretaria Técnica da RECAM e já estão sendo utilizadas, entre elas está o Manual para a concessão de Bolsas de estudo, o logo para a Rede de Salas Digitais com seu respectivo manual de imagem, o banco de dados com os contatos dos participantes, o registro de jornalistas e autoridades com quem as comunicações foram mantidas durante toda a execução, entre outras ferramentas.

Com referência às contribuições feitas por cada um dos eixos:

O eixo 1 deixou as bases para seguir o caminho rumo à harmonização legislativa, destacando as suas principais dificuldades e pontos favoráveis. Além disso, dentro da Atividade 1.3, foi criado um espaço com informações para os produtores no site da RECAM (http://www.recam.org/guia/), capitalizando os progressos alcançados. 

O eixo 3 consistiu na criação da Rede de Salas Digitais do MERCOSUL (RSD). O principal objetivo da RSD é a difusão cultural, permitindo a exibição de peças audiovisuais, principalmente dos Estados Parte, permitindo aumentar a circulação e dar maior acesso aos conteúdos audiovisuais próprios e contribuindo para aprofundar a integração regional. Além disso, contribuiu para a redução das assimetrias entre os países do bloco, por meio da digitalização das salas que fazem parte da Rede de Salas Digitais. Foram 5 salas do Paraguai e 5 salas do Uruguai as que receberam projetores, melhorando a qualidade de projeção das salas digitalizadas. Finalmente, o GMC do MERCOSUL aprovou a resolução 47/15  http://recam.org/_files/documents/res_047_2015_es_redsalasdigitalescinem.pdf, através da qual é aprovada a Rede de Salas Digitais Cinematográficas do MERCOSUL, como circuito de difusão cultural de obras da região. Através desta normativa, que contribui para a sustentabilidade e institucionalidade da Rede, ganha-se um caráter cultural não comercial e passa a ser possível realizar, pelo menos, uma projeção semanal de obras cinematográficas do MERCOSUL.

No Eixo 4, foram restaurados e digitalizados x minutos e elaborada a I Coleção Patrimonial Integrando Olhares, com materiais de relevância para a região. A nível normativo, alcançou-se a recomendação do Conselho do Mercado Comum do MERCOSUL, para a adoção de 27 de outubro como o “Dia do Patrimônio Audiovisual do MERCOSUL”, coincidindo com a data proposta pela UNESCO aos Estados Parte, tendo sido realizadas atividades para comemorar esta data em 2014 e 2015.

Nas atividades desenvolvidas no âmbito do Eixo 5 (4 workshops para as PMEs audiovisuais e 24 workshops de formação técnica e artística no Paraguai com temas priorizados por cada país, tais como Distribuição, Documentários, Coprodução, etc), os participantes destacaram a importância da participação das pessoas dos 4 Estados Parte, pelo enriquecimento alcançado no intercâmbio das experiências. Além disso, foram gerados projetos de coprodução entre os participantes e um dos curtas-metragens realizados nos workpshops no Paraguai foi premiado em inúmeros festivais internacionais.

Por fim, duas contribuições, que resultam de todas as atividades desenvolvidas, foram a redução das assimetrias e a visibilidade positiva no setor para a RECAM, graças à obtenção de resultados concretos e na visão do setor. Este é o resultado da criação da Rede de Salas Digitais, bem como nos workshops de capacitação, de exposição de resultados e na digitalização e restauração de peças audiovisuais.

Resumo das atividades e conquistas do Programa MERCOSUL Audiovisual

  • Realização de um estudo da Legislação Comparada do Setor Audiovisual.
  • Realização de um estudo da Cadeia de Valor do Setor (Produção, distribuição e exibição).
  • Geração de um espaço dentro da Web RECAM (http://www.recam.org/guia/) com informações para os produtores, geradas a partir dos estudos de Legislação Comparada e Cadeia de Valor
  • Mapeamento e diagnóstico de salas de cinema com vocação cultural para selecionar as mais adequadas para compor a rede de salas digitais do MERCOSUL. 
  • Realização de um estudo que identificou os aspectos técnicos, jurídicos e comerciais necessários para a efetiva implementação da Rede de Salas Digitais do MERCOSUL.
  • Levantamento da oferta e características dos equipamentos de projeção digital e software associados, para equipar as 30 salas digitais e a Coordenação da Programação Regional.
  • Aquisição e instalação de equipamentos (hardware e software necessários) para a digitalização dos sistemas de exibição das salas que compõem a rede e da Coordenação da Programação Regional. Capacitação dos responsáveis pela gestão do equipamento instalado.
  • Criação de uma Rede de 30 salas digitais com uma Coordenação de Programação Regional, com uma cobertura geográfica do ponto mais meridional da Argentina, Tierra del Fuego, até Recife, no nordeste do Brasil. 
  • Contratação de Assistência Técnica para o acompanhamento, controle e colaboração no lançamento da Rede de Salas.
  • Elaboração de um Plano Estratégico Patrimonial Audiovisual do MERCOSUL e de um sistema integral de gestão de documentação (http://www.recam.org/pma-base-patrimonio/es/).
  • Restauração e digitalização de 4 peças audiovisuais (aproximadamente 62 minutos).
  • Digitalização de 32 peças audiovisuais (aproximadamente 545 minutos).
  • Realização de um Pack com a primeira seleção de peças audiovisuais do MERCOSUL (700 unidades).
  • O Conselho do MERCADO Comum do MERCOSUL (CMC) resolveu recomendar o estabelecimento do dia 27 de outubro como "Dia do Patrimônio Audiovisual do MERCOSUL".
  • Implementação de 4 workshops para PMEs Audiovisuais (Um em cada Estado parte do programa MERCOSUL Audiovisual), com um total de 161 participantes
  • Realização do projeto modelo de workshops de formação técnica e artística no Paraguai.
  • Realização de 24 Workshops de Formação Técnica e Artística no Paraguai com 143 participantes e realização de dois curtas-metragens: "Vida reciclada" e "Leona”.
  • Realização de um workshop para o pessoal das cinematecas da região.
  • Contratação de um perito jurídico para assessorar a Entidade de Gestão sobre questões jurídicas
  • 5 workshops de apresentação de resultados com 350 participantes.

Fonte: Entidade de Gestão PMA.

Contato: set@recam.org

Conclusão Programa MERCOSUL Audiovisual

O Programa Mercosul Audiovisual completou seu período de execução operacional em 2015

Leia mais...

Agenda

Destaques

29

Reunião de Programação

Reunião de Pontos Focais sobre a programação da Rede de Salas Digitais do MERCOSUL

29/07/2015 al 30/07/2015

Video