16 de novembro, 2010

Criada Rede de Circulação de Conteúdos Audiovisuais na fronteira do Uruguai-Brasil.

Com vocação regional foi criada na fronteira Uruguai-Brasil a Rede de Circulação de Conteúdos Audiovisuais (Rede CCA) cujo principal objetivo é a promoção e o fortalecimento do processo de integração, identidade e coesão social através da educação e do fomento ao audiovisual, de alcance regional, físico e virtual, público, privado e comunitário.

Na região da Laguna Merín de Río Branco, do Departamento de Cerro Largo, Uruguai, durante os dias 4 e 5 de novembro, aconteceuo Encontro sobre Circulação de Conteúdos Audiovisuais, convocado pelo Instituto de Cinema e Audiovisual do Uruguai - ICAU -.

O encontro consistiu em dois dias de diálogo e intercâmbio sobre a situação atual do cinema e do audiovisual no Uruguai, a difusão de produções nacionais e internacionais, a formação de público; em resumo: o acesso aos bens e serviços culturais, a produção de cultura e o lazer, como direito humano fundamental.

O evento contou com a presença de promotores de conteúdos audiovisuais dos âmbitos local, regional, nacional e internacional.

Estiveram presentes: representantes uruguaios de diversas Direções de Cultura do país, coordenadores de Centros MEC, encarregados de salas de cinema, associações, organizações não governamentais, conglomerados, organizadores de festivais e mostras, realizadores audiovisuais, gestores culturais e jornalistas. Também participaram organizações e representantes de universidades do Rio Grande do Sul, Brasil; todos eles promotores dos conteúdos audiovisuais dos âmbitos local, regional, nacional e internacional.

A abertura esteve a cargo de autoridades do departamento anfitrião, da Prefeitura brasileira (Yaguarón), da Administração Municipal de Cerro Largo e dos Centros MEC e ICAU do Uruguai. Aconteceram exposições sobre a realidade do setor audiovisual e suas principais linhas de ação, a cargo do conglomerado Audiovisual Uruguai (ICAU, Câmara do Audiovisual, Film Commission e Oficina de Locaciones montevideanas).

Como resultado do Encontro, destaca-se a criação da Rede de Circulação de Conteúdos Audiovisuais (Rede CCA) cujo principal objetivo é a promoção e o fortalecimento do processo de integração, identidade e coesão social através da educação e do fomento ao audiovisual, de alcance regional, físico e virtual, público, privado e comunitário.

Foi consenso a formação de uma comissão formada por um representante da FICCU, um representante do setor comunitário e outro do setor privado, um representante dos Centros MEC do Ministério de Educação e Cultura e um representante das Direções de Cultura das Administrações. A primeira reunião será no dia17 de novembro na sede do ICAU (Juan Carlos Gómez 1276) em Montevidéu. 

A primeira ação da REDE é a criação de um canal no youtube de curtas-metragens (http://www.youtube.com/user/diadelcineUruguay?feature=mhum) e estão sendo selecionados curtas do MERCOSUL para circulação no marco do Dia Nacional do Cinema, que no Uruguai será celebrado no dia 5 de dezembro.

A Rede está aberta a novas adesões, para se inscrever é necessário preencher a ficha e o formulário que se encontram à disposição na web do ICAU (www.icau.mec.gub.uy).

O evento está organizado pelo ICAU e conta com o apoio local da Administração de Cerro Largo e da Prefeitura de Río Branco.

Fonte: ICAU

Compartir en Facebook