1 de outubro, 2025

Convocatória VIII Concurso Acessibilidade Audiovisual do MERCOSUL

A Reunião Especializada de Autoridades Cinematográficas e Audiovisuais do MERCOSUL (RECAM) abre inscrições para o VIII Concurso de Boas Práticas da Sociedade Civil do MERCOSUL em Acessibilidade Audiovisual. Assim como nas edições anteriores, o objetivo do Concurso é conhecer, premiar e divulgar experiências exitosas no âmbito local que possam ser transformadas em referências aplicáveis no contexto regional.

As inscrições estarão abertas até 31 de outubro de 2025 (prorrogadas até 14 de novembro) e poderão ser realizadas por meio do formulário disponível em espanhol e português. O concurso concede um prêmio de USD 1.000, e as experiências selecionadas serão publicadas no portal da RECAM, promovendo sua visibilidade e projeção regional.

Vencedores de edições anteriores

  • I Edição: FicSor Festival de Cine Sordo (Argentina) e Ver Ouvindo (Brasil).
  • II Edição: Ciclo de Cine Accesible – Red Mate e Unión de Ciegos del Uruguay.
  • III Edição: Plataforma Teilú (Argentina) e Filmes que Voam (Brasil).
  • IV Edição: Plataforma de cinema acessível PingPlay (Brasil).
  • V Edição: Festival Internacional “Assim Vivemos” (Brasil).
  • VI Edição: Videolivros em Libras – Asociación Civil Canales (Argentina), com Menção Especial a Iguale Comunicação e Produção de Acessibilidade (Brasil).
  • VII Edição: Plano Conjunto (Brasil).

O Concurso e a premiação se desenvolvem no âmbito da Presidência Pro Tempore Brasil. Além disso, a RECAM impulsiona de forma contínua atividades voltadas a fortalecer a acessibilidade no setor audiovisual do MERCOSUL, como a organização de encontros regionais, a circulação de ciclos de cinema acessível na Plataforma MERCOSUL Audiovisual e o circuito de salas na região.

Sobre a RECAM

A RECAM é um organismo oficial do MERCOSUL que promove a integração regional do setor audiovisual. É integrada pelas principais autoridades nacionais de Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai na área. Seu programa de trabalho inclui as áreas de Formação, Coprodução, Patrimônio e Circulação. Desde 2015 incorpora a acessibilidade audiovisual como eixo transversal de suas atividades.

Consultas: acessibilidade@recam.org

Bases completas

Compartir en Facebook