30 de novembro, 2022
Premiação V Concurso

No âmbito da XXXIX Reunião Ordinária da RECAM, Presidência Pro Tempore do Uruguai, se realizou a avaliação das valiosas iniciativas inscritas no V Concurso Boas Práticas da Sociedade Civil do MERCOSUL em Acessibilidade Audiovisual, que busca conhecer, premiar e divulgar experiências exitosas no contexto local, que possam se transformar em referências aplicáveis em âmbito regional.
Após a avaliação de acordo com os critérios das bases (Pertinência / Reconhecimento dos beneficiários / Replicabilidade / Sustentabilidade / Inovação) o vencedor é Assim Vivemos, Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência, do Brasil. Com edições bienais desde 2003 no Rio de Janeiro e edições itinerantes em Porto Alegre, Belo Horizonte, Santa Cruz do Sul e Pelotas, também na periferia do Rio de Janeiro, Ramos e Madureira, São Paulo e Brasília, Brasil. O festival, com recursos de audiodescrição ao vivo pelos atores, transmitidos para fones de ouvido, legendas descritivas e LIBRAS e catálogo em Braille, programa filmes que dão destaque às pessoas com deficiência, participação como Júri e debates para dar visibilidade e empoderamento.
https://assimvivemos.com.br/assimvivemos/
O Prêmio consiste em USD 1.000 e as experiências serão publicadas no portal RECAM.
A iniciativa faz parte do Plano de Trabalho em Acessibilidade Audiovisual da RECAM para pessoas cegas e surdas. Na primeira edição os ganhadores foram FicSor Festival de Cine Sordo (Argentina) e Ver Ouvindo de Recife (Brasil), já na segunda edição, o Ciclo de Cinema Acessível organizado pela Red Mate e UNCU (União dos Cegos no Uruguai). Na terceira edição, as iniciativas premiadas foram a plataforma Teilu de Córdoba (Argentina) e Filmes que Voam de Florianópolis (Brasil). A iniciativa premiada na quarta edição foi a plataforma de cinema acessível PingPlay (Brasil).
Consultas: accesibilidad@recam.org
Descrição da imagem: Cartaz azul com letras brancas "Assim Vivemos, Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência"