27 de outubro, 2025
RECAM celebra o Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual
 
      No dia 27 de outubro, Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual, a RECAM soma-se às celebrações promovidas pela UNESCO com o spot 2025 “Paisagens de ontem, horizontes de amanhã”, realizado no âmbito da Presidência Pro Tempore do Brasil no MERCOSUL. Celebrando o patrimônio audiovisual como um território vivo que se transforma, preservando a riqueza do que fomos e projetando o que seremos.
O spot reúne fragmentos de obras patrimoniais dos Estados Partes, que registram transformações políticas, sociais e culturais da região. Entre elas se incluem materiais da cineasta argentina Renée Oro. Las Naciones de América (1927) difundia a vida e os costumes dos países sul-americanos e incorpora imagens da Guerra do Chaco (1932-1935). Por sua vez, Stato de Santiago del Estero (1927), realizado para a Exposição Internacional de Milão, contém um segmento de animação de Quirino Cristiani, ambas as peças selecionadas pela Cinemateca Nacional do INCAA. Os fragmentos do Brasil foram selecionados pela Cinemateca Brasileira trechos de obras que foram processadas no Projeto Nitratos, no Projeto Canal 100 e no Projeto Temático FAPESP: História, Audiovisual e Preservação: o lugar dos cinejornais e das telerreportagens brasileiros na construção da memória (1946 - 1974). As três iniciativas dos últimos três anos que promovem conservação, catalogação e digitalização de importantes acervos audiovisuais que estão sob a guarda da instituição. Em representação do Paraguai e do Uruguai se integram imagens de Visita de escolares paraguayos a Montevideo en 1931 (Máximo Contenti), documentário em 35mm encontrado recentemente em uma escola de Assunção. Sua estabilização e digitalização foram realizadas pelo Laboratório de Preservação Audiovisual do Arquivo Geral da UDELAR, com apoio do INAP e da ACAU.
As obras selecionadas para o spot colocam em circulação imagens que permitem observar como foram construídas as relações entre nossos países e como se transformaram suas cidades e paisagens. Ao incorporá-las nesta campanha regional, a RECAM busca fortalecer a circulação do patrimônio audiovisual do MERCOSUL.
A música é do guitarrista clássico e compositor paraguaio Agustín Pio Barrios “Mangoré”, curada pela Orquestra Sinfônica Nacional do Paraguai.
Antecedentes
A RECAM soma-se a cada ano ao Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual reconhecendo o trabalho das cinematecas, arquivos e profissionais da preservação no MERCOSUL.
Em 2013, os Presidentes do MERCOSUL recomendaram institucionalizar o 27 de outubro como “Dia do Patrimônio Audiovisual do MERCOSUL”, impulsionando ações de sensibilização: projeções com obras restauradas, oficinas, publicações e circulação de materiais patrimoniais.
Em anos anteriores, a campanha da RECAM abordou diferentes eixos temáticos do patrimônio audiovisual do MERCOSUL. Em 2021, o foco esteve no vínculo entre cinema e futebol, com materiais que mostravam a presença do esporte na cultura popular regional. Em 2022, o tema foi a ruralidade, com registros sobre o trabalho e a vida no campo. Em 2023, trabalhou-se sobre cultura, identidade e memória, incorporando obras que refletem diversas expressões sociais. Em 2024, o eixo foi infância e juventude, com imagens que mostram as experiências escolares, recreativas e comunitárias de diferentes momentos históricos.
 
    



